Quem Sou?

Flávia Bueno Patricio é formada e licenciada em Psicologia pela Universidade Paulista de São Paulo (2005), especialista em Neuropsicologia pela Universidade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2019) e especialista em Recursos Humanos e Gestão Organizacional pela Universidade Federal de São Carlos (2007).

Já trabalhou com atendimento de Plantão Psicológico a vítimas na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, sendo responsável por introduzir, em 2005, este serviço na DPDDM da cidade de Limeira – SP. Atuou também na área de consultoria empresarial e foi Gerente de Recursos Humanos por 9 anos.

Hoje, está voltada para a área clínica, dentro da abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que trabalha com três características no núcleo da sua terapia: a atividade cognitiva influência o comportamento, a atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada, e o comportamento desejado pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva. Contrariamente a tradicional Psicanálise de Freud, a TCC não interpreta o material trazido pelo paciente na terapia, mas elabora este material em conjunto com o paciente, num trabalho de identificar, examinar e corrigir as distorções do pensamento que causam sofrimento emocional ao paciente. Desta maneira podemos dizer que dentro da abordagem da TCC, não é o evento em si que gera as emoções e os comportamentos, mas o que nós pensamos sobre o evento – nossas emoções e comportamentos são influenciados pelos nossos pensamentos, ou seja, sentimentos o que pensamos, logo os eventos vividos ativam os pensamentos que geram como consequências as nossas emoções e os nossos comportamentos.

Este processo de abordagem coloca a Terapia Cognitivo-Comportamental como sendo mais eficaz em tratamentos de Transtornos como a Depressão, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Ansiedade, Transtornos Alimentares, Transtorno de Pânico, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtornos de Personalidade, Esquizofrenia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, dentre outros.

Suas experiências de trabalho nos diversos campos do tratamento psicológico a colocam como facilitadora no desenvolvimento da saúde mental e emocional.

Na clínica, como Neuropsicóloga, realiza aplicação de testes psicológicos para rastreamento e avaliação de funções cognitivas – memória, atenção – funções executivas; funções motoras; linguagem; percepção; aprendizagem; quoeficiente de inteligência (QI) visual, de execução e total; desenvolvimento infantil e adulto; aspectos emocionais e comportamentais.

Atualmente atende crianças, adolescentes e adultos.

 

× Close